segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A Sul-americana é nossa!

Depois de um primeiro tempo difícil, o Vitória conseguiu virar o jogo e conquistar a vaga na Sul-americana.

O jogo iniciou com a cara do Grêmio. O Leão, abatido pelas sete rodadas sem vencer, estava com medo do vice-líder, deixou o tricolor dominar a bola e entrou no jogo dos gaúchos. O Vitória do primeiro tempo "pipocou" bolas, ficou retraído, desarrumado e sem marcação no meio-de-campo.

Depois de levar um gol, o time saiu de campo de cabeça baixa. Mas o elenco que retornou não parecia o mesmo. Os jogadores deram sangue, correram atrás, impuseram seu jogo e mostraram para os visitantes quem mandava no "pedaço". Com essa demonstração de garra e raça, a torcida foi à loucura.

Um, dois, três, quatro gols. Os torcedores não tinham mais voz para gritar de tanta felicidade. O Vitória de ontem fez a torcida lembrar o time do primeiro turno, que dava gosto de assistir, ir ao estádio e "empurrar" o Leão para mais uma vitória.

Marquinhos jogou como não se via desde que se contundiu. Chamou a responsabilidade para si e mostrou a razão da fama de "craque" do time. Vanderson deu um show de garra, como sempre. Willams estava solto e veloz, como o conhecemos. Viáfara salvou o rubro-negro inúmeras vezes. Jackson entrou e mostrou seu equilíbrio e maturidade, essencial para o grupo. Leandro Domingues mostrou o futebol que sabe fazer. Provou que nem sempre merece o título de Leandro "Dormindo".

O time acordou para o jogo em tempo de mudar a história do campeonato e desse grupo lutador. Comemorou os gols com tanto amor e orgulho com eu nunca tinha os visto fazer. Mostrou que a vida desses jogadores estava, de fato, ali no campo.

Vágner Mancini, apesar de muitos discordarem, provou que entende de futebol. Ele pode errar muitas vezes, mas ontem, acertou em cheio. Respeitou a vontade de Marquinhos e fez a substituição certa ao colocar Jackson em campo. Na entrevista coletiva, assumiu o que o time fez de errado no primeiro tempo e mostrou que tem visão de jogo. O técnico falou para quem queria ouvir, e até quem não queria, que sabe o que faz.

Mancini deixou claro também que ele e o Vitória têm as mesmas intenções quanto à sua renovação, mas como profissional sensato que é, disse que precisa sentar para ver qual é o planejamento para o ano que vem.

Que venha, então, o Palmeiras! A vitória de ontem levantou o ânimo tanto da torcida, como dos jogadores. A despedida do Vitória esse ano no Barradão merece casa cheia, os aplausos do público.

A Sul-americana é nossa!

Fernanda Soares

Nenhum comentário: